Bridgerton: O que e como são atribuídos os títulos de nobreza?
Na série Bridgerton, da Netflix, acompanhamos os acontecimentos dentro da alta sociedade e nesse meio é possível se deparar com alguns títulos que mantinha a hierarquia no reino. Os títulos eram uma forma de reconhecer pessoas com poder e posses, seja por possuírem parentesco com o rei ou por trabalhos oferecidos à Coroa. Basicamente, a diferença entre cada um está na proximidade com o monarca e com a quantidade de terras e dinheiro que cada um recebia.
Essa hierarquia surgiu no século V em algumas regiões da Europa, após a queda do Império Romano e o continente foi dividido em pequenos reinos. No Brasil, os títulos brasileiros não eram hereditários e custavam dinheiro. Oficialmente, esses rótulos recompensavam pelos serviços prestados à pátria. Por exemplo, foi por seu desempenho na Guerra do Paraguai, que Luís Alves de Lima e Silva tornou-se um dos três duques do Brasil.
Na série, a prática era de passa-los ao primogênito, mas na falta de um herdeiro do sexo masculino o título era passado ao próximo homem na linha de sucessão, podendo ser o irmão, sobrinho etc. Como aconteceu após a morte do Barão Kent, onde a esposa perdeu todos os bens para o filho mais velho da família Mondrich.
Quais são os títulos existentes dentro e fora de Bridgerton?
Duque
O título de Duque é o mais alto entre os membros da aristocracia, hierarquicamente logo abaixo do Rei, carregando mais proximidade e confiança com o monarca.
A palavra tem origem latina dux, que significa quem conduz, em alusão à confiança depositada pelo Rei na administração dos territórios, que eram chamados de ducados.
Na ficção, foi representado pelo Duque de Hastings, Simon Basset (Regé-Jean Page – 1ª temporada).
Marquês
Abaixo do Duque, existe o título de Marquês. Eles governavam grandes regiões fronteiriças ou mal pacificadas, que tinham algum tipo de disputa territorial. Os homens que recebiam esse título, tinham poderes para mandar e cuidar em toda a região administrada.
O Marquês também obtinha uma espécie de reconhecimento de sua lealdade e relação de confiança com o Rei. O termo é de origem alemã markgraf, traduzida como o defensor ou protetor da província.
Em Bridgerton, podemos ver brevemente o Marquês de Ashdown (Ben Prout – 2ª temporada).
Conde
O título de Conde era dado aos membros da nobreza que tinham função de aconselhamento do Rei, sendo um grande reconhecimento da fidelidade. Eles também eram responsáveis por proteger e governar regiões menores ou menos importantes do território real. A origem do termo deriva da palavra latina comes, traduzida como companheiro.
Nos livros, conhecemos os Condes John Stirling e Michael Stirling, sendo eles 8º e 9º Condes de Kilmartin.
Visconde
Os Visconde exerciam as mesmas funções dos Condes, porém eles só atuavam em substituição, quando os Condes tivessem algum impedimento em seu governo. Posteriormente, o título de Visconde também passou a ser concedido aos herdeiros diretos dos Condes.
A origem do nome é a palavra latina vicecomes, que pode ser traduzida como Vice-Conde, ou seja, o substituto do Conde.
Na série, acompanhamos a família Bridgerton que é descendente de Viscondes, como falecido Edmund Bridgerton e o, atual, Anthony Bridgerton.
Barão
O título de Barão é o mais baixo na hierarquia aristocrática e era concedido a pessoas que tinham funções de governo e membros da nobreza como reconhecimento por serviços militares, principalmente pela participação na manutenção dos territórios reais.
Dessa forma, o título podia ser entregue a uma pessoa que não fazia parte da nobreza, mas que havia realizado grandes serviços ao Estado. O termo se origina da palavra baro do alemão que significa homem livre.
Nos livros, conhecemos o Barão St. Clair.
E quais são os títulos de nobreza concedidos às mulheres?
Como as mulheres não recebiam nem herdavam títulos, elas eram chamadas de maneira complementar ao do homem, sendo assim, utilizando os nomes Duquesa, Marquesa, Condessa, Viscondessa e Baronesa. Por exemplo, em Bridgerton acompanhamos a Duquesa de Hastings (Daphne Basset, anteriormente Bridgerton), Condessa de Kilmartin (Francesca Stirling, sexta Bridgerton), Viscondessa Violet Bridgerton sendo substituída pela Viscondessa Katharine Bridgerton após o casamento do seu primogênito e Baronesa Hyacinth St. Clair (filha Bridgerton depois do matrimônio).
No caso da Viscondessa Violet Bridgerton e outras viúvas, quando o seu filho primogênito ou o próximo homem na linha de sucessão assume, ela é chamada de Lady. Então, após o casamento de Antony, a Katharine Sharma se torna Katharine Bridgerton, consequentemente recebendo o título de Viscondessa. Isso também aconteceu com Lady Dunbury, por exemplo.
Os filhos também possuíam chamamentos específicos, as mulheres sendo chamadas de Lady, como Lady Bridgerton e Lady Featherington. Com exceção das filhas dos barões que eram chamavam de Miss. Para os rapazes, os termos mudam dependendo do título do pai:
– Para os filhos de duques o correto era Lorde;
– Para marquês era Sir;
– Para condes, o primeiro filho era chamado de Sir e os demais filhos eram Comendadores, sendo utilizado apenas em correspondências escritas.
– Para viscondes, eles podiam ser chamados de Lorde, mas o usual era utilizar Honoráveis em correspondências escritas.
– E para os barões, os filhos não herdavam o direito aos títulos e eram tratados por Mister ou Miss.
Se você considerar sua situação social e financeira atual, qual título receberia? Sem mentir, heim?! Deixe aqui nos comentários.