Mostrinha de São Paulo: A importância de integrar as crianças nos eventos culturais

Mostrinha de São Paulo: A importância de integrar as crianças nos eventos culturais

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo sempre traz novos conteúdos incluindo obras para atender a todos os públicos. Na edição de 2024, foi dado o pontapé inicial para a 1ª Mostrinha de São Paulo, que promete encantar as famílias com mais de 20 filmes selecionados especialmente para as crianças.

Os espectadores puderam assistir filmes como Abá e Sua Banda, Boong, Ângelo e a Floresta Misteriosa, John Vardar vs a Galáxia, entre várias outras obras, tendo sido algumas exibidas gratuitamente. Essas produções fizeram os pais, tios e avós levarem suas crianças para as salas para verem obras diversas, com culturas, línguas e histórias diferentes, mostrando que cinema é para todos.

Alguns filmes, como Ângelo e a Floresta Misteriosa, não eram em português, porém as crianças que assistiram não se sentiram intimidados por esse motivo, nem saíram sem entender. “A gente ficava sussurrando para elas (as crianças) a legenda que tava escrita e a gente dava uma adaptada também explicando o que tava acontecendo.” diz a fotógrafa Andréia Takeuche que levou os sobrinhos, Naomi (6) e Hiro (4), para assistir o filme na quinta-feira (17/10) a tarde na Reserva Cultural.

Angelo e a Floresta Misteriosa mostra internacional de cinema de sao paulo

Andreia também ressalta a importância de trazer os sobrinhos desde pequenos para mostras e festivais. “Os adultos já têm o costume e interesse de participar (da Mostra), mas é legal quando a gente pode trazer eles pra começar desde pequenos a mostrar essas programações que saem do comum e é uma oportunidade de ver filmes de fora, de outras culturas”. Os filmes escolhidos pela curadoria do festival para esse recorte abrangem muito bem adultos e crianças e a fotógrafa é uma prova disso “Achei o filme lindo, fofo, muito bem feito e super emocionante. As crianças ficaram atentas o tempo inteiro e elas gostaram.”

A 1ª Mostrinha homenageou as três décadas do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura, e os 25 anos do filme baseado na série de Cao Hamburger. A memória de Ziraldo, cartunista e escritor, também foi celebrada, com a exibição dos filmes sobre o Menino Maluquinho. Além disso, foi possível aproveitar as atividades do evento infanto juvenil na Cinemateca onde foi realizada uma programação incrível e gratuita de contação de histórias e oficinas de arte inspiradas nos filmes. As oficinas aconteceram antes das exibições, um pouco antes das 10h, e ocorrem na Sala Grande Otelo.

Camila Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *