Guardiões da Galáxia 3: Quem sofre com o retorno da Gamora?

Guardiões da Galáxia 3: Quem sofre com o retorno da Gamora?

Ao longo de todo o filme, vemos as despedidas dos Guardiões da Galáxia, o terceiro filme veio para encerrar vários ciclos e mostrou o amadurecimento dos personagens principais. Porém, uma despedida me chamou atenção: o adeus da antiga Gamora. Mesmo a cena de Thanos jogando-a do penhasco para conseguir uma das jóias do infinito ter marcado a mente dos fãs, ver a Gamora nas telas sem a personalidade anterior é frustrante. Agora imagine para Peter Quill e seus amigos… 

Como foi doloroso para eles verem a amiga deles tão perto, porém sem ser ela de verdade. Sendo essa Gamora uma pessoa totalmente diferente da qual eles amam, ela não viveu todas as situações anteriores com eles. A morte já é um adeus muito doloroso por si só para as pessoas que ficam no plano material, então eles precisam passar pelo luto de não ter alguém que eles amam com eles. Porém, quando a personagem de outra época aparece é necessário um olhar mais delicado e cuidadoso de como ela será inserida novamente.

Essa situação pode ser comparada com as mudanças que nós passamos durante a vida e como as pessoas mais próximas (e até nós mesmos) sofremos com essas mudanças. Com cada vivência que temos, podemos mudar ou consolidar ideais e ações que tomamos, assim não tendo/ sendo nossas versões anteriores. 

guardioes da galaxia 3 gamora camila couto

Algumas dessas mudanças emocionais e físicas são difíceis para nós mesmos por questões de aceitação e compreensão. Além disso, ainda temos que lidar com as reações das pessoas que nos acompanham e nem sempre entendem nossas novas versões, por alguns motivos como não entenderem os motivos do nosso amadurecimento, pensarem diferente e/ou não acreditarem nesses novos ideais que apresentamos. 

Todo tipo de alteração pode frustrar a imagem que temos sobre a outra pessoa, porém pessoas mudam, sofrem, melhoram, pioram… as pessoas podem “apenas” não serem mais as mesmas pelas vivências que passam durante o tempo. A dor de não existir a versão anterior pode ser doloroso para ambas as partes, porém é necessário respeito para uma boa convivência. Da mesma forma que, no final da Guardiões da Galáxia 3, a Gamora se mostra sensível aos sentimentos de Peter, falando que imagina quanto ele e a falecida Gamora eram felizes. Ela precisou entender o luto que eles sentem por alguém muito parecida com ela, porém que não era ela.

Celia Costa

Célia Costa é a o alter ego de Camila Couto. Ela nasceu de uma brincadeira em uma live e se tornou a ferramenta pela qual a autora conversa de uma forma mais descontraída e intima com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *