Angelo e a Floresta Misteriosa: Uma mente criativa pode salvar uma família

Angelo e a Floresta Misteriosa: Uma mente criativa pode salvar uma família

Uma animação com traços diversos, questões familiares, um filho aventureiro com sangue de herói, um universo paralelo, um mundo em perigo. Falando assim, parece mais um filme da franquia ‘Aranhaverso’ da Sony Pictures e da Marvel Studios, mas na verdade é uma linda animação da 1ª Mostrinha de São Paulo.

Angelo e a Floresta Misteriosa é um filme francês, que conta a história de um menino de dez anos que se chama Angelo e sonha em ser zoólogo e explorador. Ele viaja com a família para visitar a avó que está doente, porém seus pais o esquecem em uma parada na estrada. Para reencontrá-los, Angelo decide atravessar uma floresta, assim ele entra em um mundo obscuro e misterioso, habitado por estranhas criaturas.

Baseado nos quadrinhos “Dans la Forêt Sombre et Mystérieuse”, de Winshluss, a obra traz diversos traços de ilustrações que vão realçando e intensificando as emoções e o amadurecimento do protagonista ao longo da história, contando com desenhos até cenas em stop motion. As ilustrações conseguem trazer toda a emoção por trás das escolhas dos personagens que foram bem desenvolvidos no roteiro de Vincent Paronnaud, os dilemas e tristezas que uma criança possui dentro daquele contexto real e imaginário.

Angelo e a Floresta Misteriosa mostra internacional de cinema de sao paulo

Mesmo quando Paronnaud se perde um pouco na história enviando Angelo para lugares que não fazem sentido dentro do longa, como montanhas com neves e castelos (dentro de um floresta?). É possível enxergar uma desorientação do autor seja na hora de adaptar os quadrinhos para a tela quanto em colocar aquele novo personagem que o protagonista encontra no roteiro em uma história que estava caminhando sem problemas. 

Ainda sim, a produção funciona muito bem tanto para crianças quanto para adultos. As crianças presentes na sessão em que o filme foi visto gostaram bastante (17/10 às 14h50 na Reserva Cultural). O fato do filme ser legendado tirava um pouco o foco dos pequenos, mas com os familiares ajudando na leitura e explicando o que estava acontecendo em algumas cenas, eles saíram da sessão animados com a aventura e a mente criativa de Angelo. 

Angelo e a Floresta Misteriosa foi exibido nos festivais de Cannes e Annecy, e é notável o motivo pelo qual as curadorias o selecionaram, além de uma estética linda, a obra também trata de temas muito importantes como a preservação da natureza, conflitos familiares e como as inteligências artificiais estão interferindo na nossas vidas. 

Camila Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *