BBB24: O que podemos aprender sobre registro de marca?
Independente se o Big Brother Brasil é um programa de entretenimento bom ou não, é inegável que ele possui pontos positivos como a sagacidade da direção de fotografia, dos cinegrafistas e das ativações das marcas patrocinadoras. Entretanto, essa última edição cometeu um erro de principiante quando o assunto é registro de marca.
Uma das participantes do BBB24 que chamou mais atenção foi Beatriz Reis, também conhecida como Bia do Brás. Ela criou o bordão “Brasil do Brasil” que viralizou nas redes sociais, porém antes que a TV Globo fosse registrar a frase no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Alex Strauch Batista e Mírian Lelis Strauch já tinham solicitado o registro do mesmo bordão três dias antes.
Ambos os pedidos entraram em fase de “oposição”, onde qualquer uma das partes pode questionar a solicitação do outro.
Por que o registro no INPI é importante?
O registro no INPI não é apenas um detalhe burocrático. Ele é a sua garantia legal de usar e explorar comercialmente sua marca em território nacional. Além de evitar dores de cabeça e disputas judiciais no futuro.
Quem é fã da Marvel já aprendeu essa importância faz um tempo com a série She Hulk, onde mesmo Jennifer Walters utiliza esse codinome como super heroína por um tempo sem realizar o registro dele. Com isso, sua inimiga registrou antes como forma de atacá-la. No final, após uma chata e desconfortante batalha judicial, a protagonista consegue retomar a marca para si.
Como faço para registrar minha marca?
Para registrar uma marca ou nome, é necessário que o requerente prove que exerce atividade econômica lícita com a marca que pretende registrar, além de seguir outros requisitos.
No sistema do INPI, é possível entender todos os passos e qual classificação seu registro deve se enquadrar. No caso da Bia do Brás, os dois pedidos são os mesmos e se referem a atividades de rádio e televisão. Após a eliminação da ex-sister, a Globo fez um comercial em parceria com o iFood com ela fazendo uma referência ao bordão.
O vídeo intitulado “O Brasil do Brasil Pediu, o iFood Entregou” apresenta Bia do Brás recebendo uma entrega do iFood e diferente do que todos esperavam, ao invés de um várias frases de efeito, ela opta pelo silêncio, saboreando sua refeição com calma. Com muita criatividade, a equipe de marketing que pensou nesse comercial conseguiu sanar momentaneamente a falta da famosa frase, que já estava impedida de ser usada por conta do processo no INPI.
Veremos se os estúdios Globo terão o mesmo sucesso que a SheHulk na Marvel.