Elementos: O cheiro do amor

Elementos: O cheiro do amor

A nova animação da Disney é mais encantadora do que você imagina e eu posso provar! Elementos acompanha a história de Faísca e Gota que moram em uma cidade onde os habitantes de fogo, água, terra e ar convivem, ela é uma jovem mulher flamejante e ele é um rapaz de água que trabalha seguindo o fluxo fluvial para descobrir irregularidades. Essa amizade improvável, caminha para um carinho e amor muito lindo, que quebra preconceitos e até mesmo a física. 

Eu poderia escrever páginas a fio sobre a beleza por trás de cada cena do filme, mas escolhi falar sobre algo que faz parte do meu dia a dia e do meu coração: o cheiro do amor! 

Em Elementos, a mãe de Faísca tem o dom de ver se um casal são almas gêmeas pelo cheiro que a fumaça deles possuem juntos. Pode parecer um pouco estranho, mas no contexto da história faz sentido (confia em mim!). 

animação elementos disney

Esse detalhe é delicado e sensível, afinal quem nunca se pegou se deliciando com cheiros que aquecem o coração, como o cheiro da pessoa amada no travesseiro, a comida preferida saindo do forno, a mistura de fragrâncias durante um abraço demorado. Isso faz parte da memória afetiva que temos de situações, pessoas e coisas. 

A memória afetiva é o que acontece quando seus sentidos entram em contato com algum elemento que desencadeia uma lembrança. Tocar ou ver algum objeto, ouvir uma música ou um som específico, sentir um cheiro, ver uma fotografia, entre outras formas. A emoção que essas sensações despertam é a memória afetiva. 

Essa parte da história é muito emocionante para mim, pois minha memória afetiva é muito ligada aos cheiros. Por exemplo, eu lembro do cheiro de algumas pessoas especiais (não é o perfume, é o cheirinho da pele da pessoa), lugares e comidas. 

animação elementos disney ratatouile

Outra animação que mostra muito bem essa memória afetiva é Ratatouille (2007), na cena em que o crítico gastronômico experimenta o prato que dá nome ao filme e é transportado imediatamente para as memórias e sentimentos da sua infância. Todo o significado por trás daquele prato para o crítico o invade e o emociona imediatamente de uma forma única que nenhuma outra comida iria conseguir. 

Mesmo sendo duas situações diferentes, o sentido de buscar sentimentos pelas fragrâncias é semelhante e emocionante. Elementos é uma animação muito profunda que vai além do romance entre os protagonistas, abordando vários outros temas como relacionamento entre pais e filhos, chefe e funcionário e consigo mesmo buscando entender seus verdadeiros desejos e não a projeção colocada pelos pais, então espere por mais textos sobre essa linda obra aqui no blog. 

Celia Costa

Célia Costa é a o alter ego de Camila Couto. Ela nasceu de uma brincadeira em uma live e se tornou a ferramenta pela qual a autora conversa de uma forma mais descontraída e intima com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *