Maria Callas: Uma homenagem emocionante para uma grande artista

Maria Callas: Uma homenagem emocionante para uma grande artista

A 48º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realizou a exibição de obras incríveis, sendo elas algumas que fazem referência a mulheres intensas e fortes como em Malu de Pedro Freire, Ainda Estou Aqui de Walter Salles e Maria Callas de Pablo Larraín.

O último é uma homenagem a Maria Callas (1923-1977), uma das mais marcantes cantoras de ópera do século XX, retratando-a durante o período em que ela se refugiou em Paris. O filme acompanha os últimos dias da soprano greco-americana se movendo pelas memórias de toda sua trajetória até sua morte em 1977.

Maria, interpretada por Angelina Jolie, teve uma vida pública marcada pelo glamour e pela turbulência e o longa consegue passar tudo isso se forma bem didática com as memórias da cantora por meio da linda montagem de Sofía Subercaseaux que controla muito bem o presente e o passado dentro das cenas. Porém, a direção juntamente com a edição deixou algumas cenas que não agregam na história, como cenas de ambientes e cenários repetidos, mesmo sendo cenas esteticamente lindas geram barrigas no longa.

maria callas angelina jolie mostra internacional de cinema de sao paulo

O roteiro de Steven Knight constrói as idas e vindas na história de Maria de uma forma interessante e cativante, principalmente aliada a trilha sonora repleta de vocais da própria soprano, que quando interpretada por Angelina é possível sentir a dor da protagonista, tanto na perda da voz quanto em ter tido uma vida controlada por outras pessoas.

Desde adolescente quando a mãe a controlava e depois com um romance que nunca ia além de algo escondido e escandaloso. Durante a obra, a personagem conta para um repórter cada situação que viveu respeitando seus limites e é muito interessante como ela demonstra que está no controle daquela conversa e da vida que leva em Paris.

O figurino e as locações são um deleite à parte, tudo pensado e dedicado para representar a época e o estilo de Maria, sendo carregado de muita elegância e clássico. Assim, acentuando todo o glamour que a personagem possui, não apenas na forma de se vestir, como também na forma de se portar.

Maria Callas estreia no Brasil em fevereiro de 2025.

Camila Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *