Os bastidores de um evento gamer
Você gosta de se divertir em eventos gamers? Assistir seu time preferido ganhar e poder estar na plateia gritando e torcendo é uma das melhores sensações. Porém, para tudo isso acontecer há muitas pessoas por trás, como assessores, advogados, técnicos de segurança, bombeiros, contratos, locação, é tanta coisa que não cabe em um parágrafo. Tudo isso para proporcionar a melhor experiência para o espectador.
A criação de um evento pode ser complexo em vários aspectos, mas para começar é necessário ter o projeto todo pensado incluindo as datas em que será realizado. Para a advogada Daniela Vendramini o primeiro passo é definir a data do evento, para não conflitar com outros eventos e/ou campeonatos e verificar com o lugar, fornecedores e participantes a disponibilidade de cada um encaixando nas agendas. “As maiores dificuldades são você casar a presença de todo mundo no evento e o cuidado com toda a relação jurídica que você tem que ter por trás disso.”
A parte jurídica citada pela advogada são os contratos que devem ser realizados com todos os componentes que estão presentes no evento, como contrato de locação, contrato de participação das equipes, contrato de patrocínio e parceria, entre outros. “Por exemplo, se por acaso no evento você queira ter um show de música é necessário ter contrato com artistas (músicos) e ter a licença do ECAD. Ou ter uma praça de alimentação, você precisará de um contrato com os restaurantes ou fornecedores de comida.”, exemplifica Daniela. Lembrando que cada item a mais que o responsável resolve colocar no evento é mais um contrato a ser realizado e discutido, isso é necessário para evitar transtornos futuros.
Para Camila Moura, sócia da desenvolvedora de eventos Torneio de Jogos, as maiores dificuldades que ela percebeu após realizar inúmeros eventos foram conseguir patrocínios e ter uma estimativa real de pessoas que estariam nos lugares, pois os a maioria dos campeonatos são abertos em locais públicos com entrada franca. “A captação de patrocínio é uma coisa difícil pois nem sempre a pessoa sabe o que é, então a gente tem que explicar, mostrar fotos e vídeos, e mesmo assim a pessoa quando a pessoa não joga como é o caso de muito patrocinadores, a gente tem uma dificuldade de explicar o que a gente faz de fato.”
Entrega da premiação da 1º Taubaté Shopping Game Challenge – Foto de Camila Couto |
Essa dificuldade de contabilizar as pessoas que se interessam pelo encontro é citada pela Camila como uma procrastinação do próprio brasileiro. “As pessoas não se inscrevem com antecedência, então a gente nunca sabe quantas pessoas esperar no evento.” Como foi no 1º encontro de games de Indaiatuba feito pelo Torneio de Jogos, estava previsto a presença de mil pessoas, porém muitos não se cadastraram e deixaram para se cadastrar na entrada, resultando em mais de 4.500 visitantes.
Além de todas as burocracias nos bastidores, também há todo o cuidado e preparo com os pro players, artistas e streamers que irão se apresentar e ter contato com o público. A assessora de imprensa, Branca Galdino, auxilia inúmeros profissionais da área do esporte eletrônico e dos games na hora de interagir com os fãs e espectadores para que todos tenham uma excelente experiência. “Do lado dos influenciadores, eles não têm uma consciência do seu influenciamento e do lado das pessoas, elas acham que todos são muito acessíveis. Então, é muito é difícil, por que você faz uma assessoria para melhorar a imagem, não é para mudar a pessoa, mas que consiga se comunicar com seu público em todos os momentos não só através da câmera.” E é importante destacar que uma boa parte desses influenciadores são jovens de 16 a 19 anos, que estão iniciando sua carreira com quase nenhuma experiência de como lidar com o público, assim sendo indispensável a figura de um assessor ao lado para auxiliar.
Todos esses passos abordados são essenciais para conseguir realizar um evento de sucesso. Manter a segurança do público, dos convidados e dos colaboradores, cumprir todas as normas e contratos, e manter uma boa relação do convidado com os espectadores. Assim, todos saem satisfeitos e felizes.
Confira algumas imagens do 1º Taubaté Shopping Game Challenge.
Fotos de Camila Couto