Planos no Papel: O tão sonhado descanso
O ator Leslie David Baker, conhecido pelo seu papel na série The Office, está no Brasil para participar de uma nova campanha “Planos no Papel” do Nubank. Por isso, no último sábado, dia 02 de março, Baker esteve presente no evento de divulgação da parceria e a Luciana Guedes estava lá para representar o Blog camilacouto.com.br .
Durante a coletiva de imprensa, Baker mostrou todo seu carisma e ficou entusiasmado com o convite da Lu para conhecer o famoso tacacá. Porém, o que mais me chamou atenção no bate-papo não foi todo o bom humor do ator e sim uma das suas respostas.
Em um certo momento a jornalista e mediadora do evento, Aline Diniz, pergunta se há 10 anos atrás ele se via naquele momento e a resposta dele foi simples e bela. “Eu não me via na América do Sul. Há dois anos atrás, eu estava completando dez anos que estava em casa e estava me acostumando a estar na minha casa novamente á luz do dia. Porque, normalmente, quando você está trabalhando você sai de casa cedo, você chega em casa e começa tudo de novo. Então, estar dentro da minha casa, acordar e dizer ‘Oh! É por isso que eu estava trabalhando!’ E daqui 10 anos, eu definitivamente me vejo de volta aqui.”
Essa frase tão humilde e delicada despertou em mim um sentimento complexo e contrário. Ao mesmo tempo em que fiquei feliz e esperançosa por pensar que um dia em um futuro distante poderei saborear os louros das minhas lutas, eu também senti uma tristeza, pois eu passarei anos lutando e aguardando pelo meu momento de deleite. Por quantas segundas-feiras imploro e anseio pelo final de semana, por quantos momentos no meio do expediente não desejei que fosse 18h. Estou cansada de desejar um descanso ilusório.
Desejo por dias o final de semana e quando ele chega estou exausta e ainda tem os afazeres domésticos, os trabalhos extras, o cuidado com as pessoas próximas… E o descanso? Quem sabe no próximo final de semana…
Além disso, também me senti insegura, com a pejotização e desvalorização do trabalho, o sonho da aposentadoria de uma forma que realmente tenhamos um descanso digno está cada dia mais longe.
Não aguento mais ansear por um sossego que pode nunca existir e não quero mais me iludir com o pensamento de que um dia terei o merecido descanso. Pois esse momento pode nunca chegar e eu morrer nessa roda de hamster sem ter aproveitado cada momento do caminho, mesmo ele não sendo aquilo que sonhei.