The Marvelous Mrs. Maisel: O amadurecimento de Abe Weissman
No mês passado, a última temporada da série A Maravilhosa Sra Maisel estreou no Prime Vídeo e mostrou um final emocionante. A história acompanha os altos e baixos da carreira da comediante Mirian “Midge” Maisel (Rachel Brosnahan) e nesse final sentimos o amadurecimento dela e de todos ao seu redor. Todos dentro da história tiveram um caminho lindo, alguns felizes e outros tristes, porém o personagem que chamou mais atenção pelo seu desenvolvimento foi o pai da protagonista, Abe Weissman.
O Sr. Weissman (Tony Shalhoub) começou como um professor de matemática em uma faculdade de renome, Universidade Columbia, ele tinha uma admiração muito grande pelo seu filho Noah (Will Brill), mas negligenciava totalmente a Midge, tratando-a como se ela fosse apenas um check na sua lista de obrigações como marido e pai. Podemos entender esse primeiro momento como um reflexo do contexto histórico dos anos 50. Entretanto, ao longo das cinco temporadas isso vai mudando aos poucos durante cada episódio.
Conseguimos ver como ele não leva a sério as mulheres próximas dele, quando desde a primeira cena ele nem ouve o que elas dizem, mesmo sendo algo que ele está procurando ou precisando. Ou quando a Midge explica que foi abandonada pelo seu marido Joe Maisel e a solução que ele dá para ela é que a protagonista vista seu vestido mais bonito e vá atrás de Joe.
Ele passa várias temporadas sem reconhecer o talento e progresso da Midge. Mas quando ele começa a mudar sua forma de ver o mundo, o matemático vê o esforço e trabalho duro de todos, incluindo a Midge Maisel.
Como isso acontece?
Um dos sonhos do matemático é trabalhar em uma empresa chamada Bell Labs, quando ele alcança seu grande objetivo, vem a descoberta: o filho dele não trabalha com o que ele pensava e o emprego dele não tem a relevância para a empresa. Com raiva e insatisfação ele “chuta o balde” e vai em busca de se redescobrir em outra profissão.
Assim, Abe se tornou crítico de teatro do jornal The Village Voice. Nesse momento, Abe se encontrava morando na casa que foi comprada por sua filha, e mal tinha dinheiro para se sustentar, dependendo dos trabalhos da Midge e do pequeno salário do seu novo emprego. Por medo do olhar julgador da sociedade, ele e sua esposa, Rose Weissman (Marin Hinkle), mentem descaradamente sobre tudo isso, apagando todo o esforço de Midge para manter a vida que eles sempre tiveram.
Durante esse processo de mudança de vida, o ex-professor universitário consegue enxergar o que muitos pais não veem em seus filhos: o seu real valor.
Cai a ficha de Abe Weissman!
No oitavo episódio da última temporada, Abe Weissman tem seu ápice de reflexão e conta toda a verdade para seus colegas de trabalho e demonstra quão forte a Midge é para conquistar tudo o que deseja, mesmo ele não tendo apoiado-a em nenhum momento das suas vidas.
O monólogo feito pelo personagem nesse episódio é emocionante e mostra todo o amadurecimento dele. Além disso, Abe não fica apenas na reflexão, no último episódio ele age de forma ativa para demonstrar como ele se orgulha pelas conquistas da Midge.
Após o crítico tomar consciência de tudo o que sua filha fez e faz para manter o bem estar da sua família, ele demonstra gratidão de várias formas, incluindo palavras e ações. É uma pena esse respeito, admiração e gratidão ter vindo um pouco tarde na série, passamos as quatro primeiras temporadas e boa parte da quinta vendo Abe (e Rose) esnobar e ignorar os esforços da Midge, mas é como diz o ditado popular “antes tarde do que nunca.”
Na série, Abe Weissman demorou muito para valorizar a filha que tinha, porém na vida real pode ser a hora certa de valorizarmos uns aos outros, principalmente os pais se orgulharem dos esforços dos seus filhos.
Ver essa foto no Instagram
gostei muito do site parabéns pelo conteúdo. I really liked
the site, congratulations on the content