Todos menos você: O cinema impulsionando a audiência musical
As artes se cruzam a todo momento, o designer de moda Robert Wun fez o desfile da sua nova coleção verão 2024 em Paris unindo alta costura e cinema de terror, inúmeros clipes musicais fazem referência a outras obras como Boys Don’t Cry (2022) da Anitta citou vários filmes, da mesma forma podemos ver filmes mencionar outras produções, com isso, é possível notar o impulsionamento da audiência para essas obras referenciadas.
Nos últimos meses, podemos perceber esse estímulo dado por alguns filmes e séries para algumas músicas, aumentando os números de ouvintes e de divulgação nas redes sociais. Isso aconteceu com o hit Unwritten de Natasha Bedingfield, a música foi lançada em 2004 e registrou um aumento surpreendente de 156,3% nos números das plataformas de streaming, recebendo mais de 1,3 milhão de streams oficiais durante o período de divulgação e estreia do filme Todos Menos Você, dirigida por Will Gluck e estrelada por Sydney Sweeney (Euphoria – 2019) e Glen Powell (Top Gun: Maverick – 2022).
A comédia romântica acompanha Bea e Ben, dois antigos ficantes que são forçados a conviver quando recebem o convite de um casamento especial. Porém, quando descobrem que seus respectivos ex-namorados também vão à cerimônia, os dois decidem fingir ser um casal para gerar ciúmes.
Da mesma forma, o filme Saltburn, dirigido por Emerald Fennell, alavancou os cliques na música Murder On The Dance Floor de Sophie Ellis-Bextor, crescendo 290% no Brasil desde a estreia do longa. Segundo os dados disponibilizados pelo Spotify, na véspera de Ano Novo (31/12/23), a canção obteve o maior número de streams globais diários até o momento no Spotify – 1,5 milhão -, representando um aumento de 340% em relação ao ano anterior, e entrou na parada global do Spotify pela primeira vez desde sua estreia em 2012.
Outra produção que fez o público relembrar grandes produções musicais foi a série da Netflix, Stranger Things, que desde 2016 é um verdadeiro tributo aos clássicos dos anos 80, incluindo os nomes Should I Stay or Should I Go? de The Clash, Africa de Toto , Whip It de DEVO, Time After Time de Cyndi Lauper, Every breath you take de The Police, Material girl de Madonna e Running Up That Hill de Kate Bush, essa última atingiu 1 bilhão de reproduções no Spotify e mesmo após mais de um ano da aparição na produção ainda está em alta. Isso sem contar as mais de 3.500 playlists com o tema Upside Down que os fãs da série criaram com músicas que estão presentes na trilha sonora das cenas.
A Netflix trabalha para sempre lançar trends! Em 2023, por exemplo, a série Wandinha, dirigida por Tim Burton e estrelada por Jenna Ortega, acompanha a filha do meio da Família Addams que em um dos episódios dança ao som de Goo Goo Muck de The Cramps, gerando uma inundação de vídeos reproduzindo os passos da coreografia com a música.
Contudo, é impossível citar todos esses números sem ressaltar a grande influência das redes sociais, principalmente do TikTok, nesse retorno das músicas às paradas de sucesso. As trends utilizando os hits intensificam a divulgação dos filmes e séries e, consequentemente, também aumentam o engajamento e visibilidade das músicas que já foram esquecidas pela geração atual que cobram novidades dos seus cantores preferidos sempre que a oportunidade aparece.
Assim, podemos visualizar melhor a importância e relevância da referência de uma obra em outra. Quantas pessoas não foram em busca de um livro, pois queriam assistir e comparar com o filme que iria estrear ou buscaram uma obra que foi mencionada em outra. Esse efeito dominó é um estimulo muito interessante para nos manter atualizados de antigas e novas produções.
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