Wandinha: Jenna Ortega não está errada!
Você sentiria insegurança por receber uma grande visibilidade pelo seu trabalho? Ou até mesmo se arrependeria de um trabalho que te levou a fama? O que não falta em Hollywood são artistas que não se orgulham de trabalhos e personagens que os levaram para o sucesso. Várias vezes podemos ver famosos como Robert Pattinson reclamando do seu personagem Edward Cullen em Crepúsculo (2008) e Sandra Bullock sentindo vergonha por participar do filme Velocidade Máxima 2 (Vamos ser sinceros: Ninguém lembra que esse filme existia). Mas será que eles estão errados em não valorizar tais trabalhos? Sendo algumas dessas produções o motivo do estopim da sua fama, como no caso de Pattinson com Crepúsculo.
Neste mês de março, Jenna Ortega foi muito criticada na internet por sua entrevista ao podcast Armchair Expert onde demonstra não se orgulhar do seu trabalho na série Wandinha, produzida pela Netflix. A atriz ficou mundialmente conhecida por interpretar a protagonista da obra, que bateu recordes de audiência ultrapassando os números de séries como Round 6 e Stranger Things, alcançando 341,2 milhões de horas assistidas.
Sua fala mais comentada foi sobre não querer ser vista apenas como a Wandinha. “Meu cérebro desconsidera isso completamente […] É tipo, ‘o público em geral deve ser tão fácil de agradar.’ É para esse pensamento que meu cérebro vai. […] Não quero ser conhecida especificamente por isso”. Muitos espectadores consideraram essa fala ingrata após receber tanto sucesso e convites para papéis mais importantes.
Além de ter participado de comédias como Jane the Virgin e A Irmã do Meio, Jenna se destaca no gênero do terror com produções como Terror no Estúdio 666, A Vida Depois (2021), X – A Marca da Morte, A Babá: Rainha da Morte (2020), e após sua performance em Wandinha foi convidada para atuar em Pânico 6 (2022).
Porém, a atriz explicou o motivo por não se sentir satisfeita com como a produção foi feita. Primeiramente, a atriz demonstrou suas próprias frustrações por não acompanhar e não se identificar com esse estilo de produção. “Sou naturalmente uma pessoa muito expressiva. Nunca fiz uma série adolescente como essa antes. Não é normalmente o tipo de série que eu assistiria, então parecia muito fora de lugar para mim”
E depois apresentou sua insatisfação com as falhas de roteiro no desenvolvimento da filha mais velha da família Addams. “Tudo o que ela faz, tudo o que eu tive que interpretar, não fazia sentido para a personagem dela. Ela estar em um triângulo amoroso não fazia sentido”
Outra situação que a atriz citou foi como deveria ter sido a reação da personagem quando encontrou o vestido utilizado na dança que bombou na internet, “Havia uma frase sobre este vestido que ela tinha que usar para um baile da escola e ela disse, ‘Oh meu Deus, eu adorei! Ugh, eu não posso acreditar que eu disse isso. Eu literalmente me odeio.’ E eu tive que dizer, ‘Não, de jeito nenhum.’ Houve momentos naquele set em que me tornei quase não profissional, de certa forma, apenas comecei a mudar as falas.”
Com tudo isso, conseguimos ver como a obra foi construída para gerar o famoso hype entre os espectadores do streaming, não levando em consideração a essência real da personagem, precisando da interferência da atriz para manter a personalidade e arco emocional da protagonista e da história.
Porém, voltando para nossa pergunta inicial: você também se sentiria assim? Pensa em seu trabalho duro sendo reduzido a algo que você não fez da melhor forma que acredita e que não representa seu real potencial. Digamos que você é uma médica cardiologista que está trabalhando diariamente para conseguir uma vaga de cirurgiã em um famoso hospital da sua região e está com dificuldades para conseguir alcançar esse objetivo, mas após fazer um vídeo de 15 segundos fazendo uma dancinha enquanto explica sobre doenças do coração você fica famosa e é convidada para entrar nesse hospital. Você sabe do seu potencial para trabalhar nesse cargo, entretanto só te contrataram por você ter ficado famosa fazendo uma dancinha e não porque realmente te acham capaz. Como você se sentiria?
Algumas pessoas podem ficar tranquilas pois sabem da sua própria capacidade, quanto outras pessoas podem se sentir inseguras, já que o hospital (neste caso) só contratou para sugar sua fama repentina, sem ao menos olhar para seu currículo.
No caso de Jenna, ela revelou que esse sentimento gerou ainda mais insegurança e estresse à ela depois que a série abriu portas com as quais sempre sonhou. Pela atuação como a integrante da Família Addams, Jenna conquistou nomeações no Globo de Ouro e Screen Actors Guild Awards.
Apesar dos comentários que repercutiram de forma negativa em relação à série, Jenna finalizou de uma forma esperançosa e otimista sobre o futuro de Wandinha. “Eu acho que vai mudar. Têm muitas coisas que estão acontecendo que fazem eu me sentir um pouco mais segura e confortável partindo para a segunda temporada.” A segunda temporada da obra foi confirmada pela Netflix.
Jenna Ortega está certa !